UFMA é premiada pela terceira vez consecutiva no Ciosp

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 Marcadores:
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ampliou o reconhecimento nacional e internacional pela qualidade, inovação e excelência profissional do Curso de Odontologia da instituição. Pelo terceiro ano consecutivo, trabalhos do Curso de Odontologia da UFMA foram premiados no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), o mais importante evento latino-americano da Odontologia.

Com o tema: “Evolução e Conquistas”, a 30ª edição do Ciosp reuniu em janeiro deste ano, no Expo Center Norte (São Paulo), 88 mil pessoas, sendo 68,5% cirurgiões-dentistas e ainda docentes e fornecedores dos cinco continentes. As rodadas de negócios movimentaram US$ 250 mil e podem resultar em US$ 8 milhões em até 12 meses. Dois trabalhos do Curso de Odontologia da UFMA foram premiados.

São eles: “Efetividade das Medicações Intracanal para Tratamento de Necrose Pulpar: Revisão Sistemática e Metanálise”, dissertação de Mestrado de Karlinne Martins Duarte, e “Inserção dos Métodos Alternativos de Higiene Bucal no Programa de Saúde da Família (PSF) no Interior do Maranhão: Uma Nova Estratégia de Prevenção em Saúde Pública”, do acadêmico do 10º período, Roberto César Duarte.

Desde 2010 a UFMA vem conquistando importantes premiações consecutivas nas edições do Ciosp. Para a Professora M.S. Kátia Veloso, orientadora premiada pelo terceiro ano seguido, os resultados “demonstram a alta qualidade do Curso de Odontologia da UFMA e a capacidade profissional do quadro docente, que incentiva os alunos a pesquisarem e participarem dos grandes eventos da Odontologia”.

Endodontia

A dissertação de Mestrado “Efetividade das Medicações Intracanal para Tratamento de Necrose Pulpar: Revisão Sistemática e Metanálise”, de Karlinne Martins Duarte, sob orientação dos Professores Doutores Antônio Luis Amaral Pereira, Soraia de Fátima Souza (UFMA), Fernando Neves Hugo e Juliana Hilgert (UFRS), conquistou o 1º Lugar na Categoria Fórum Cientifico da 30ª edição do Ciosp 2012.

“O trabalho demonstra o que a literatura especializada preconiza como medicação efetiva para o tratamento dos casos de necrose pulpar no campo da Endodontia”, explica Karlinne Duarte. Outro trabalho premiado foi “Inserção dos Métodos Alternativos de Higiene Bucal no Programa de Saúde da Família (PSF) no Interior do Maranhão: Uma Nova Estratégia de Prevenção em Saúde Pública”.

Saúde Popular

De autoria de Roberto César Duarte Gondim, o trabalho teve orientação da Professora Mestre Kátia Maria Martins Veloso e obteve o 2º lugar na Categoria Mesa Clinica Demonstrativa. “O trabalho demonstra a confecção de utensílios artesanais de higiene bucal, confeccionados com vegetais típicos da região Nordeste, como o bambu, a bucha, sacos de nylon reciclados e fitoterápicos”, disse Gondim.

“Os produtos naturais e reciclados são transformados em escovas, fio dental e soluções de bochecho de modo a propiciar a higiene das famílias que não possuem condições financeiras para adquirir escovas, fio dental e soluções de bochecho industrializadas”, diz Gondim. Em 2013, o Curso de Odontologia da UFMA continuará tendo participação de destaque no 31º Ciosp. E com certeza, novos prêmios virão.




















2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o assunto...obrigado pela divulgação!

Antonio disse...

Roberto Cesar Duarte Gondim, vc gosta muito do seu curso de Odontologia não é mesmo??? Queria q vc fosse tão bom no quesito reputação, porque vc tem uma péssima conduta no quesito destruidor de vida, a se tem... Assume logo q vc é Gay, porque eu já sei e tenho provas

 
Bastidores3 © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot