Semus realiza Dia D da Campanha “Chute a dengue do seu quintal e vá brincar o carnaval”

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 Marcadores:
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Unidade Mista do Bequimão, realiza, nesta sexta-feira (10), o dia D da Campanha ‘Chute a dengue do seu quintal e vá brincar o carnaval’. A ação começa às 8h, na Vila Cristalina (atrás do Shopping da Ilha) e na Rua Pedro Tavares (próximo à Avenida Um), Rio Anil. Cinco pontos estratégicos estão na rota de visita dos agentes da Semus, com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para coleta de lixo doméstico, volumoso (móveis, eletrodomésticos em desuso) e entulho.

As áreas foram escolhidas após uma pesquisa de campo, que mostrou os locais, no bairro, onde há pontos com acúmulo de lixo e materiais inservíveis. O objetivo é diminuir este acúmulo e sensibilizar a população a agir. Para o trabalho, a Semosp disponibilizará 10 caçambas com capacidade média de 16 toneladas cada. Todo o lixo recolhido será depositado no Aterro da Ribeira.

Na manhã desta quinta-feira, foi realizado o segundo dia da campanha, com participação de 60 agentes de endemias e profissionais da área. A ação começou com apresentação do teatrinho da dengue, seguida de café da manhã e terminou com visita às residências. “Esta ação é de extrema importância porque leva o trabalho da saúde à comunidade e chama todos para unir esforços contra a doença”, disse o secretário de Saúde do Município, Gutemberg Araújo, na abertura do evento. Ele acrescentou que o combate à dengue em São Luís “é um trabalho que necessita do comprometimento de todos”.

Além do secretário, a ação desta quinta-feira contou com a presença da secretária adjunta das Ações de Saúde, Ieda Gomes Vanderelei, e dos diretores da Unidade Mista do Bequimão, Glória Ramos e Dênio Dourado.

Teatro da dengue

O teatrinho da dengue é uma peça que encanta especialmente as crianças. No palco de marionetes, a trama tem por objetivo mostrar a importância de cada um cuidar bem da limpeza de sua casa e ter as portas para os agentes de saúde.

Um expositor com microscópio mostrando as fases de desenvolvimento da larva até a formação do mosquito foi colocado à disposição da comunidade. “É preciso conhecer muito bem o inimigo para poder combatê-lo”, afirmou o secretário Gutemberg Araújo.

As equipes de agentes distribuíram material informativo e orientaram moradores da área do Bequimão alto – próxima à Unidade Mista – sobre focos e as formas de prevenção à dengue. Durante as visitas, um caminhão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços deu apoio à ação, recolhendo lixo volumoso.

0 comentários:

 
Bastidores3 © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot