Prefeitura de São Luís encerra o Carnaval 2012 e dá a largada para o São João dos 400 anos

domingo, 26 de fevereiro de 2012 Marcadores:
O público lotou a Passarela do Samba para prestigiar os desfiles dos blocos organizados, tradicionais e escolas de samba, campeões do Carnaval 2012, que repetiram o espetáculo protagonizado durante o concurso oficial. O prefeito de São Luís, João Castelo, que compareceu a todos os cinco dias da folia de momo, esteve acompanhado de secretários municipais e auxiliares de governo para a entrega da premiação aos vencedores.

Após a apresentação dos blocos organizados: Os Cobras das Estrelas, Turma do Saco, Os Gorjeadores; dos tradicionais Os Fenomenais, Os Guerreiros, Os Tropicais do Ritmo, La Boêmios de Fátima, Pierrot, Os Feras e Os Foliões, o prefeito João Castelo fez a entrega dos troféus aos representantes das agremiações vencedoras. A produção dos troféus foi assinada pelo designer e artista plástico Eduardo Sereno.

A festa foi encerrada pelo ritmo contagiante das baterias das escolas campeãs: Turma do Quinto, Flor do Samba e Favela do Samba. O público vibrou com os desfiles e cantou os sambas-enredo que as consagraram nas primeiras colocações do concurso. Logo em seguida, o prefeito entregou a chave da cidade a representantes da manifestação folclórica Bumba-meu-boi, dando largada ao São João dos 400 anos na cidade.

“Fechamos com chave de ouro o Carnaval 2012, que, mais uma vez, foi de alegria, criatividade, ousadia e muita festa. Todas as agremiações estão de parabéns e são vencedoras. Vieram, este ano, para festejar com todo brilho os 400 anos de nossa São Luís. Agora, damos a largada para o São João de 2012, esta grande manifestação folclórica que vai abrilhantar as comemorações do quarto centenário da cidade”, enfatizou João Castelo.

Para o presidente da Fundação Municipal Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, “o Carnaval teve um saldo positivo e foi marcado pela grande participação popular que lotou a Passarela do Samba e brincou com alegria e animação em total segurança”.

Números do Carnaval 2012

O Carnaval na Passarela do Samba (Anel Viário) foi promovido pela Prefeitura, por meio da Func, e teve como tema “Carnaval de São Luís, 400 vezes mais feliz”. A grandiosa festa reuniu aproximadamente 65 mil pessoas que prestigiaram os desfiles, no período de 16 a 21 e 24 de fevereiro.

Um total de 406 pessoas participou diretamente na realização da temporada carnavalesca, distribuídas nas 22 instituições, entre elas as entidades carnavalescas: União das Escolas de Samba do Maranhão, Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos e Academia Maranhense dos Blocos Tradicionais, além de secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros. Foram cerca de 150 empregos temporários gerados, incluindo segurança privada e equipe de sonorização e iluminação.

Além dos 12.350 foliões distribuídos entre 11 escolas de samba, 48 blocos tradicionais dos grupos ‘A’ e ‘B’, 16 blocos organizados, 13 tribos de índio, seis turmas de samba e alegorias de Rua, 16 blocos afros e 20 tambores de crioula.







0 comentários:

 
Bastidores3 © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot