Arte de João Ewerton inova alegorias da Flor do Samba

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 Marcadores:
O artista plástico João Ewerton entrega na manhã deste sábado, 18, às 10h, as criativas alegorias que a Escola de Samba Flor do Samba conduzirá o enredo “São Luís: A Flor do Maranhão”, no desfile oficial deste ano. Responsável pela concepção artística, produção e tecnologia dos cinco carros alegóricos da Escola, Ewerton anuncia que, em defesa do meio-ambiente, abriu mão do uso de isopor nas alegorias.

Em parceria com o diretor de carnaval, Domingos Lopes, João Ewerton vem trabalhando diuturnamente para a Flor do Samba fazer um carnaval criativo e diferenciado na passarela. O samba-enredo deste ano é assinado por Gilvan Mocidade, Zé Lopes, Tunai e Oró do Pandeiro e será interpretado por Luis Carlos Vovô durante o desfile que acontecerá nas primeiras horas desta segunda-feira, 20.

“As alegorias da Flor do Samba pontuarão momentos da história e da formação étnica de São Luís e do Maranhão”, explica Ewerton. “Trabalhamos uma visão onírica, reestruturando a história da cidade com um feeling poético da Ilha, a partir da visão de Gonçalves Dias, passando pela questão da Athenas Maranhense, das etnias africana, indígena e européia e dos povos que constroem essa nossa cidade”, disse Ewerton.

“As alegorias valorizam ainda o tambor, que é à base dos ritmos africanos e indígenas, presentes em nosso dia a dia nas batidas do tambor de crioula, cacuriá e bumba-meu-boi”, observa Ewerton. O artista antecipa ainda que as alegorias terão efeitos luminosos. “A luz dará um brilho especial na projeção das alegorias e adereços da Flor do Samba. Ao todo, 42 pessoas trabalham no Barracão da Flor do Samba.



0 comentários:

 
Bastidores3 © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot