Abertura oficial do Carnaval de São Luís acontece nesta quinta com entrega da chave ao rei Momo

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 Marcadores:
A Prefeitura de São Luís abre oficialmente, nesta quinta-feira (16), o Carnaval dos 400 anos na Passarela do Samba, totalmente organizada e aparelhada para receber as agremiações carnavalescas e o grande público. O reinado de Momo terá início a partir das 19 horas com a entrega da chave da cidade pelo prefeito João Castelo ao Rei Momo Diego Sá.

Com o tema “Carnaval de São Luís, 400 vezes mais feliz”, a programação na Passarela tem início com as Turmas de Samba Mirim. Logo em seguida, desfilam as Tribos de Índio - Tupiniquins, Curumim, Tapiaca Uhu, Sioux, Guajajaras, Tupinambá (Iguaíba), Guarani, Navajo, Kamayurá, Carajás, Itapoã, Os Tupinambás (Anjo da Guarda) e Upaon-Açu.

A partir das 22 horas, a folia fica por conta do desfile dos Blocos Tradicionais que não concorrem: o estreante “Anjos Gladiadores”, “APAE” e “Boêmios do Ritmo”. Encerrando a programação da noite, desfilam as Turmas de Samba Ritmistas de São José de Ribamar, Ritmistas da Madre Deus, Vinagreira do Samba e Fuzileiros da Fuzarca.

A estrutura da passarela

A Fundação Municipal de Cultura (Func), realizadora do evento, espera receber um público de, aproximadamente, 65 mil pessoas durante todos os sete dias de festa, distribuídos em cinco módulos de arquibancadas com capacidade para seis mil lugares; um total de 68 camarotes, sendo 25 para a comercialização, nove para os jurados do concurso, um duplo para receber a imprensa, um para os locutores oficiais do evento, um para a cabine de som, e um institucional que comporta cerca de 300 pessoas; 2500 cadeiras de pista, localizadas à margem da Passarela.

O acesso à Passarela é gratuito e o ingresso deve ser retirado horas antes dos desfiles na bilheteria do local. Desta forma, a distribuição das entradas estará sujeita ao limite de nove mil lugares por dia, não podendo ultrapassar esta margem.

Haverá banheiros ecológicos espalhados dentro e em todo entorno da Passarela e, também, barracas e vendedores ambulantes, credenciados e capacitados para o manejo e a utilização adequada de alimentos e venda de bebidas.

Tudo isso com o suporte das secretarias municipais de Turismo (Setur), de Saúde (Semus), de Comunicação (Secom), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Urbanismo e Habitação (Semurh), de Trânsito e Transporte (SMTT), da Criança e Assistência Social, (Semcas), de Segurança Alimentar (Semsa), de Segurança (Semusc), Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), além da 1ª Vara da Infância e Juventude, Centrais Elétricas do Maranhão (Cemar), Cité Luz, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Delegacia de Costumes e Conselho Regional de Engenharia (Crea).

Desfiles oficiais

Mas a folia não para por aí. Serão, ao todo, seis dias de muita diversão. Dos dias 17 a 21, acontecem os desfiles dos Blocos Tradicionais dos grupos “A” e “B”, Blocos Organizados, das Escolas de Samba e Blocos Afros. Já na sexta-feira, dia 24, acontece o Desfile dos Campeões que reunirá os três primeiros colocados de cada categoria.







0 comentários:

 
Bastidores3 © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot