Prefeitura de Paço do Lumiar investe em projetos da agricultura familiar

sexta-feira, 24 de junho de 2011 Marcadores:
Em Paço do Lumiar o projeto de cultivo de hortaliças em estufas tem sido a fonte de renda para famílias nas comunidades de Mercês, Pindoba e Iguaíba. Cerca de vinte famílias são beneficiadas diretamente com o projeto, que oferece estufa de 2 mil m² para cada localidade, equipamentos para irrigação, sementes, além de cursos de qualificação para os agricultores.

O projeto de cultivo de hortaliças em estufas é realizado pela Secretaria de Abastecimento e Produção de Paço do Lumiar com o Governo do Estado. “Estamos investindo na agriculta familiar e buscamos convênios para melhorar a produção de Paço do Lumiar, já que somos o principal polo responsável pelo abastecimento das feiras na região metropolitana. Temos o apoio da prefeita, Bia Venâncio que é primordial para o desenvolvimento do nosso município”, destacou o secretário de agricultura, Ademir Duarte da Cruz.

No povoado de Mercês, cinco famílias trabalham com o projeto. Elas cultivam salsa, cebolinha, couve, tomate, pepino, pimentão e alface, produtos que são comercializados para próprio município de Paço do Lumiar, com a venda para a “compra local”, para a merenda escolar nas escolas municipais, e para as feiras livres de São Luís.

O cultivo das hortaliças nas estufas é feito sem uso de agrotóxicos e conta com orientação de técnicos agrícolas. As famílias receberam curso de qualificação, onde foram orientadas a cultivar as plantas com uso de produtos orgânicos. E ainda contam com uma avançada técnica de irrigação, onde há economia de água e irrigação adequada para cada cultivo. Cada família do polo de agricultura no povoado Mercês lucra em média R$ 700 mensais. “Estou muito satisfeito com a orientação que foi dada a toda a minha família. Somos orientados a trabalhar da forma adequada. O melhor de tudo isso é que trabalhamos com produtos orgânicos e não usamos agrotóxicos”, disse o agricultor João do Nascimento Martins Neves, 49 anos, conhecido como “João Melo.

Entrega de adubos 

 Neste ano a Secretaria de Abastecimento e Produção entregou sementes e adubos para mais de 100 famílias da agricultura familiar. Foram entregues: quatro mil quilos de sêmenes de milho, dois mil quilos de nitrogênio, cálcio e potássio (NPK), quatro mil quilos de calcário e dois mil quilos de uréia, para as comunidades de Iguaíba, Mojor, Tendal, Pindoba, Tiago Arouso, Vila São José II e Mocajituba.





0 comentários:

 
Bastidores3 © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot